quinta-feira, 24 de abril de 2014

O que é fototerapia?


O que é fototerapia?

Fototerapia é a modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia cutânea de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas dermatoses.
Pode ser feita aplicação de radiação ultravioleta A (UVA) ou ultravioleta B (UVB) em uma cabine fechada. A radiação ultravioleta A é feita em combinação com fotossensibilizantes, modalidade conhecida como terapia PUVA (associação de psoraleno com UVA). Já a radiação ultravioleta B pode ser aplicada de forma isolada, não sendo necessário o uso de medicações fotossensibilizantes.
É utilizada para tratar diversas doenças de pele como psoríase, vitiligo, linfoma cutâneo de células T, dermatite atópica, alopecia universal, prurigo nodular, prurido de causa renal, esclerodermia e além de outras dermatoses. Cada paciente e doença requer um número de sessões de tratamento. Geralmente são necessários 2 a 3 sessões por semana por um período de tempo variado.
A terapia PUVA foi desenvolvida originalmente na década de 40 para tratar vitiligo e o uso de ultravioleta B de banda estreita (radiação com comprimento de onda definido entre 311-312 nm) surgiu como terapêutica promissora para aqueles pacientes que não podem fazer uso da medicação fotossensibilizante como crianças, portadores de doenças hepáticas ou renais.
Antes de iniciar a fototerapia o paciente deve ser avaliado quanto à sua função hepática, renal, oftalmológica, além de exame dermatológico minucioso para evidenciar dermatoses concomitantes.




Por Dr. João Paulo Rolim Maia
http://www.centromedicoalbertsabin.com.br/artigo/27/o-que-e-fototerapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário