sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TRACODERME - "TACROLIMUS"

 
 IMUNOSSUPRESSOR EFICAZ NA DERMATITE ATÓPICA, VITILIGO E PSORÍASE

Está indicado no tratamento do vitiligo, dermatite atópica e psoríase.
Seu mecanismo imunossupressor de ação parece estar relacionado com a inibição da calcineurina, necessária para a ativação de um fator de transcrição específico dos linfócitos T. A inibição da calcineurina leva à redução da síntese de IL-2 pelas células T ativadas, havendo redução da resposta inflamatória, da vermelhidão e do prurido.
Além disso, TACRODERME parece agir diretamente sobre os queratinócitos e reduzir os receptores para IL-8, reduzindo a inflamação.

TACRODERME TÓPICO É EFICAZ DO VITILIGO EM CRIANÇAS E ADULTOS. PROMOVE REPIGMENTAÇÃO SUPERIOR A 75%

Um estudo publicado recentemente pelo "Clin Exp Dermatol" avaliou a terapia tópica com tracolimus a 0,03%, 2 vezes ao dia, em 25 crianças portadoras de diferentes tipos de vitiligo. Observou-se que:

*86,4% das crianças apresentaram alguma repigmentação após 3 meses de tratamento;

*Apenas 13,6% não apresentaram resposta;

*Das crianças que apresentaram alguma repigmentação abservou-se que 57,9% apresentaram repigmentação completa, 26,3% apresentaram repigmentação moderada e 15,7% apresentaram repigmentação suave.

Um outro estudo, publicado pelo "L Am Acad Dermatol." em julho de 2004, comprovou a eficácia do tacrolimus tópico no tratamento do vitiligo generalizado em adultos. Segundo o estudo, que avaliou a aplicação do tacrolimus tópico a 0,1%, 2 vezes ao dia, por 24 semanas, 89,5% dos pacientes apresentaram níveis variados de repigmentação. Houve redução significativa na severidade da doença e redução da expressão de TNF-alfa em espécimes de pele despigmentada e de pele normal adjacente e mínima ocorrência de efeitos adversos. Além desses resultados, TACROLIMUS tópico a 0,1% promoveu repigmentação superior a 75% na região do rosto e/ou pescoço após 24 semanas de tratamento.

TACRODERME TÓPICO APRESENTA EFICÁCIA COMPROVADA TAMBÉM NO TRATAMENTO DA DERMATITE ATÓPICA

Segundo estudo recente publicado no "Skin Therapy Lett" em novembro de 2004, tacrolimus em pomada é considerado um agente eficaz no tratamento da dermatite atópica em adultos e crianças.

Outro estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, publicado no "Journal of American Family Physician" em novembro de 2002, avaliou diferentes concentrações de tacrolimus no tratamento da dermatite atópica em jovens com idade entre 7 e 16 anos e comprovou que tacrolimus a 0,03%, 0,1% e 0,3%, por 23 dias, promoveu melhora clínica da doença superior a 75% em 67 a 70% dos pacientes que utilizaram qualquer uma das três concentrações.

TACRODERME "TACROLIMUS" + ÁCIDO SALICÍLICO É EFICAZ NA PSORÍASE

A terapia associada com ácido salicílico em geral a 6% e tacrolimus em pomada a 0,1% é eficaz no tratamento da psoríase. Foi o que confirmou um estudo publicado na "Arch Dermatol." em janeiro de 2005. Esse estudo, que teve duração de 12 semanas, avaliou 30 pacientes adultos com psoríase tipo placa. Segundo os resultados, a terapia associada mostrou boa tolerância ao tratamento, da mesma forma quando utilizado apenas o ácido salicílico. No entanto, a terapia associada apresentou os melhores resultados na 1ª, 2ª e 8ª semana de tratamento. A eficácia do tratamento foi confirmada pelos pesquisadores e pelos pacientes na avaliação global da severidade das placas.

Outro estudo, publicado no "J Am Acad Dermatol." em novembro de 2004, comprovou a eficácia do tacrolimus tópico a 0,1% no tratamento da psoríase facial e intertriginosa.

Concentração de uso de TACRODERME
- VITILIGO

Crianças - 0,03% | Adultos - 0,1%

- DERMATITE ATÓPICA

Crianças - 0,03% a 0,1%, podendo chegar a até 0,3% | Adultos - 0,1%

- PSORÍASE

Crianças - 0,03% | Adultos - 0,1%

VANTAGENS DO TACRODERME "TACROLIMUS"

*Não ocasiona atrofia da pele, como os corticosteróides sendo, portanto, apropriado para aplicação em áreas de pele fina, como o rosto, pescoço e dobras de pele;
*Por não causar atrofia da pele, o tratamento com tacrolimus pode ser considerado seguro por meses e ou anos, incluindo a aplicação na face e nas áreas intertriginosas;
*Causa efeitos adversos mínimos.

EFEITOS ADVERSOS

TACRODERME em pomada é, em geral, bem tolerado. O efeito tópico mais comum é a sensação de ardor ao redor do local de aplicação. Este efeito é geralmente suave a moderado e desaparece após algns dias de tratamento. Outros efeitos incluem: cefaléia, tosse, febre, sintomas de gripe, dores musculares, infecção dos folículos pilosos e acne.

CONTRA-INDICAÇÕES

TACRODERME "TACROLIMUS" está contra-indicado para crianças com idade menor que 2 anos.

COMO PRESCREVER TACRODERME

Terapia tópica do vitiligo e da dermatite atópica

- Pomada de TACRODERME - Crianças
Tacroderme - > 0,03%
Pomada unigel qsp - > 30g

- Pomada de TACRODERME - Adultos
Tacroderme - > 0,1%
Pomada unigel qsp - > 30g

- Gel de Ácido salicílico
Ácido salicílico - > 6%
Pomada de ultragel qsp - > 30g

+

- Pomada de TACRODERME
Tacroderme - > 0,1%
Pomada unigel qsp - > 30g

http://formulamanipulacao.com.br/info.php?id_tema=3&id_conteudo=10